terça-feira, 18 de agosto de 2009

Notas sobre a publicação do Banco Mundial "Grandes Minas Y La Comunidade" e "Rocks & Hard Places" de Roger Moody - I

Nota introdutória:

Na tentativa de identificar os “stakeholders” da indústria mineira, parece-me um exercício interessante fazer uma ligeira abordagem sobre estas duas publicações que pela sua visão, nos darão uma ideia do comportamento e como deve operar a indústria mineira.
Assim, elegi os livros Rocks & Hard Places de Roger Moody e a publicação do Banco Mundial Grandes Minas y la Comunidad.
Roger Moody é o editor do Website Mines and Communities (MAC) (http://www.minesandcommunities.org/). É também investigador e activista que tem trabalhado com organizações comunitárias, em particular na América do Sul, Ásia-Pacifico e em África. O site MAC, expõe os impactos sociais, económicos e ambientais da actividade mineira e em particular o modo como afecta as populações indígenas e as comunidades que pela actividade mineira são influenciados. O site foi criado em 2001 por organizações e indivíduos de sete diferentes países que se reuniram em Londres para exigir maior responsabilidade e transparência por parte da indústria mineira. As reivindicações do MAC estão descritas na Declaração de Londres de 2001, revista posteriormente em 2008
Pelas minhas publicações anteriores, somos levados a pensar que Roger Moody e o Banco Mundial se encontram em lados opostos.
O meu entendimento que estes dois documentos não são os dois lados da mesma moeda, mas sim o complemento sobre o entendimento da actividade mineira. Assim, vão ser feitas algumas referências a ambas as publicações.
Importa referir que os resultados, interpretações e conclusões são feitas por economistas, sociólogos e antropólogos que não estão ligados directamente ao Banco Mundial e por isso não expressam a opinião do Banco Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário