terça-feira, 16 de junho de 2009

Introdução à Norma ISO 26000

As organizações em todo mundo, estão a tornar-se cada vez mais cientes da necessidade para um comportamento social responsável. O alvo da responsabilidade social é contribuir para o desenvolvimento sustentado e bem-estar da sociedade.
O desempenho de uma organização em relação à sociedade em que se insere e o impacto no transformou-se uma forma na medição do seu desempenho e sua habilidade para continuar laborar eficazmente. Isto é, em parte, uma reflexão do reconhecimento crescente da necessidade para assegurar ecossistemas saudáveis, equidade social e na capacidade organizacional.
As acções das organizações estão sujeitas a um constante escrutínio, incluindo clientes ou consumidores, trabalhadores e sindicatos, a comunidade, organizações não-governamentais, investidores e outras entidades.
A percepção do desempenho da responsabilidade social de uma organização pode influenciar:
- a sua reputação;
- a sua habilidade de atrair e reter os trabalhadores, os clientes ou os que dela usufruem;
- a manutenção do moral, do compromisso e da produtividade de empregados;
- a opinião os investidores, os doadores, os patrocinadores e a comunidade financeira; e
- seu relacionamento com companhias, governos, os meios, os fornecedores, os pares, os clientes e a comunidade em que se opera.
O padrão internacional ISO 26000 fornece a orientação nos princípios subjacentes à responsabilidade social, seus assuntos nucleares e maneiras integrar o comportamento social responsável nas estratégias, nos sistemas, nas práticas e nos processos organizacional existentes.
Este padrão internacional pretende ser útil a todos os tipos de organizações, grandes ou pequenas, que operam nos países desenvolvidos ou não desenvolvidos. Esta norma será única para todos os tipos de organizações.
As organizações governamentais podem entender usar este padrão internacional. No entanto, não pretende substituir, alterar ou mudar as obrigações dos estados.
Este padrão internacional é para o uso voluntário e não se pretende que seja objecto de certificação ou para uso contratual. Não pretende criar o comércio livre, nem pretende alterar obrigações legais de uma organização. Também não pretende fornecer uma base para acções legais, queixas, defesas ou outras reivindicações em divergências internacionais, domésticas, ou outras, nem pretende ser uma ferramenta das leis do mercado global.
Cada organização é incentivada tornar-se mais socialmente responsável usando este padrão internacional, tendo em conta as expectativas das partes interessadas no bom cumprimento das normas em vigor

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