quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Instituto Ethos - II

A breve descrição dos indicadores está acompanhada com algumas questões fulcrais, para o desenvolvimento e conclusões da própria Tese:

1 - Valor, transparência e “governance”

Os valores e princípios éticos são a base da cultura de uma empresa. A acção das empresas deve trazer benefícios para a sociedade, proporcionar a realização profissional dos seus funcionários, promover benefícios para os seus parceiros e meio ambiente e trazer retorno financeiro para os seus investidores. Deve uma empresa adoptar uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objectivos e compromissos éticos, fortalecendo assim a legitimidade social.
O código de ética orienta a postura social de uma organização para os seus parceiros. È a base de sustentação de uma empresa socialmente responsável e requer a participação dos “stakeholders” no seu desenvolvimento, para que exista uma comunicação consistente entre todos.
Os conceitos relacionados com os valores empresariais estão associados à cultura da empresa e por isso devem ser todos envolvidos nos processos, na forma de monitorizar as suas acções para assim estabelecer uma base critica e de desenvolvimento do conceito de RS.
È também importante o aumento dos padrões de concorrência leal, bem como perceber como a acção de uma organização influencia a comunidade na qual está integrada e promovendo a interacção com os “stakeholders”

Questões que podem ser colocadas:
- Quais os grupos ou “stakeholders” que podem ser afectados pelos impactos sociais e ambientais da sua actividade?
- São consultados os representantes da comunidade visando conhecer as suas necessidades em relação ao meio ambiente e assim entender as suas prioridades?
- Existem mecanismos para discutir regularmente com a comunidade os resultados da monitorização ambiental e as suas implicações?
- Disponibiliza informações para a comunidade de fácil compreensão, sobre a actividade da organização?
- Envolve a comunidade no planeamento e desenvolvimento das actividades de lavra e esforços de recuperação da área de exploração?

2 - Público Interno

A responsabilidade social das empresas não se limita a respeitar os direitos dos seus trabalhadores, mas também deve investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Deve também apostar na melhoria das condições de trabalho, tendo em atenção as culturas locais e as minorias inseridas na comunidade onde actua.
As organizações devem ter com os sindicatos um diálogo positivo, visando as suas discussões na melhoria das condições de trabalho dos seus funcionários. Considerar remunerações justas e atribuição de benefícios aos funcionários para também fomentar o desenvolvimento social. É também importante cuidado com a saúde e segurança no trabalho. Não utilizar as demissões como o primeiro recurso para a redução de custos e quando inevitáveis usar ferramentas que tenham em conta a empregabilidade, formação e idade do funcionário. Deve uma organização fornecer aos seus funcionários condições dignas de aposentadoria que permitam condições de vida dignas.
Uma organização deve influenciar socialmente todos os que com ela colaboram, incentivando assim o aprofundamento do conceito de responsabilidade social a todas as organizações na sua esfera de influência.
Deve apostar no envolvimento dos seus funcionários na solução de problemas da organização, favorecendo também assim a valorização e desenvolvimento profissional e social.

Questões que podem ser colocadas:
- Aplica e cumpre as normas de exploração mineira quer a céu aberto quer subterrâneas?
- São realizadas campanhas de reforço de consciencialização relacionada com a saúde e a segurança?
- Oferece e mantém programas e benefícios de saúde para os seus colaboradores e respectivos familiares?
- Monitoriza com periodicidade o clima organizacional junto dos seus funcionários e subcontratados, guardando o sigilo e preocupa-se com a representatividade e aplicação técnica adequada a um resultado válido?
- Propõe e executa um plano de trabalho para reverter os itens considerados problemáticos identificados no clima organizacional?


3 - Meio ambiente

A política ambiental de uma organização devem ter em conta a gestão racional dos recursos naturais, e a utilização dos mesmos deve ser feita em acordo com as boas práticas ambientais de quem os produz. Deve tomar iniciativas que promovam o desenvolvimento de projectos e investimentos de compensação ambiental derivados da actividade de uma organização.
Deve apoiar e desenvolver campanhas, projectos e programas educativos para os seus funcionários e para a comunidade na promoção de comportamentos ambientais responsáveis.
As organizações além de politicas de controlo interno, devem colaborar com as entidades externas em questões de fiscalização. Os processos do sistema de produção, que eventualmente produzam materiais potencialmente noviços, devem criar mecanismos de minimização de impacto ambiental, recorrendo à utilização de produtos recicláveis e à própria reciclagem, no tratamento de resíduos sólidos e líquidos, limitando a emissão de produtos poluentes. Devem optar também pela redução no consumo de energia, água e consumíveis que consequentemente reduzirão quer a sua degradação a nível da sua utilização, como da forma e quantidade que são utilizados.

Questões que podem ser colocadas:
- São realizadas auditorias da estabilidade dos maciços em que opera?
- São realizadas auditorias de estabilidade de depósitos de inertes?
- Existe um plano de contingência para possíveis impactos das suas actividades, produtos ou serviços, nas suas áreas ou de terceiros, passíveis de gerar danos no meio ambiente, à saúde e à sua propriedade?
- Existe plano de fecho após o encerramento da actividade mineira?
- Possui a organização um plano de recuperação das áreas de acção mineira?
- Existem metas de consumo de energia?
- A empresa desenvolve acções e processos que assegurem a qualidade e quantidade de água utilizada e afectada pelas suas actividades?
- Possui sistema de monitorização da qualidade e quantidade da água do início ao fim das suas actividades?
- Nas suas actividades gera efluentes com qualidade de água igual ou melhor do que a água captada?
- Existem processos de reciclagem ou de reutilização da água na área de lavra?
- Possui parcerias com instituições de pesquisa para o desenvolvimento de alternativas a substâncias químicas potencialmente poluidoras ou que provoquem danos à saúde?
- Possui processos de gestão adequada dos resíduos gerados pelas suas operações?
- Tem a empresa metas para minimizar a quantidade de resíduos gerados pelas suas operações?
- Possui metas de redução de emissões?
- Exige aos seus contratados que a remoção, transporte, comercialização e a deposição de resíduos, somente sejam realizados devidamente autorizados por documentação apropriada?
- Monitoriza os resíduos depositados ou colocados e comercializados em áreas de terceiros?
- A empresa possui planos de emergência para lidar com eventuais fugas de substâncias perigosas e comunica as partes afectadas?
- Utiliza mecanismos de controlo da erosão?
- Possui sistema de monitorização para determinar a transformação das condições do solo desde o início das actividades?
- Existe plano de recuperação das áreas de exploração, provisões que assegurem as condições do solo após o processo de recuperação, estejam ecologicamente integrados à fauna e à flora locais e que não vão gerar novos impactos?
- A empresa conhece e monitoriza os impactos da sua actividade sobre a biodiversidade, tanto no solo como nos meios aquáticos?
- Possui estudos que confirmem que os seus produtos contêm níveis de radiação aceitáveis?

4 - Fornecedores

A acção das organizações junto dos fornecedores deve ser em transmitir os valores éticos de responsabilidade social e exigir que a forma como actuam seja coincidente com estes valores.
As questões relacionadas com o trabalho infantil devem ser uma das preocupações das organizações e também transmitir e monitorizar a forma como os seus fornecedores a aplicam.
O trabalho escravo não deve estar incluído no tecido produtivo de uma organização e deve a organização fiscalizar possíveis situações na sua cadeia de fornecedores e ter também uma acção fiscalizadora com as entidades governamentais.
Devem também as organizações promover junto dos seus fornecedores, a formação e especialização dos seus funcionários, tendo assim um papel fundamental do desenvolvimento económico e social.

Questões que podem ser colocadas:
- Possui a empresa meios que assegurem que os seus fornecedores e subcontratados adoptam padrões ambientais e de saúde e segurança que ela mesmo aplica?

5 - Consumidores e clientes

Os produtos comercializados pelas organizações devem ser fiáveis, devem transmitir aos consumidores segurança e evitar riscos de saúde. Publicitar os produtos de forma clara e credível para que seja entendível por todos, independentemente dos níveis culturais e sociais da comunidade e susceptíveis aos seus valores.
As organizações devem fornecer serviços de apoio aos seus clientes durante a longevidade e utilização dos seus produtos, para que estes sejam constantemente esclarecidos.
As organizações devem conhecer os danos potenciais que possam ser provocados pelas suas actividades e produtos e alertar os seus consumidores e casos de anomalias dos mesmos.

6 - Comunidade

Os funcionários e os parceiros são um dos activos mais importantes de uma organização. Por outro lado as organizações têm o dever de canalizar os investimentos que contribuíam para o bem-estar, investindo nas questões da educação e dos valores sociais, respeitando as questões sociais e culturais de cada comunidade.
Investir num relacionamento pró-activo com as organizações comunitárias e ONG´s, é importante na medida em que as várias sensibilidades são tidas em conta.
As acções sociais são outro dos aspectos a ter em conta. Devem ser adoptadas medidas de promoção de projectos sociais de qualidade, dirigidas pela organização para a comunidade.

Questões que podem ser colocadas:
- A empresa possui procedimentos formalizados e divulgados e treina os seus funcionários para a resolução de eventuais conflitos com a comunidade de forma ética e responsável?
- Possui mecanismos para assegurar que a comunidade local não está exposta a elementos potencialmente tóxicos oriundos das suas actividades?
- Realiza estudos que atestam que o estado de saúde da comunidade não é afectado pelas suas actividades?

7- Governo e sociedade

As organizações devem ser formadoras de cidadãos, promovendo a cidadania e a importância do voto, incentivando a discussão pública por parte da comunidade nos assuntos que mais os afectam, como por exemplo a participação popular e a corrupção.
A actuação nas acções partidárias por parte das organizações, a nível de doação de fundos e entidades partidárias dever ter um cariz fundamentalmente ético.
De forma alguma as organizações devem recorrer a formas de corrupção e pagamentos ilícitos, como forma de auto-promoção e de obtenção de benefícios que facilitem de alguma forma o desenvolvimento da sua actividade.
As organizações devem promover o diálogo socialmente responsável com associações, sindicatos e associações empresariais, de forma a elaborar propostas conjuntas de interesse público e de carácter social.
As organizações devem fomentar junto dos governos, o encaminhamento dos seus impostos para acções social e politicamente benéficas para a sociedade.

Questões que podem ser colocadas:
- A empresa e os seus subcontratados, contratam pessoas qualificadas e não qualificadas da comunidade da região onde actua?
- Desenvolve programas que contribuem para a qualificação das pessoas da região?
- Consume produtos ou serviços da região?
- Considera no plano de encerramento da mina, os impactos socioeconómicos e a sustentabilidade da economia local?

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